Como conservar e restaurar pisos de madeira maciça

O piso de madeira maciça apresenta inúmeras vantagens, entre elas a sensação de aconchego, durabilidade e a possibilidade de uma restauração eficiente. O tempo para a renovação de um piso de madeira, também conhecido como lixamento, pode variar de acordo com o nível de utilização do ambiente, mas no geral, espaços com menos tráfego tem a vida útil prolongada.

Para manter a conservação do piso de madeira é indicado a utilização de feltros sob os pés de móveis, como mesas, sofás e cadeiras e o uso de produtos de limpeza adequados para a limpeza e revitalização da superfície do piso. A loja Diventare Pisos e Decoração oferece o serviço técnico para restauração e uma linha de produtos específicos para esse tipo de conservação.

Segundo o proprietário da Diventare, Josias Scrock, madeiras de casas e apartamentos mais antigos com larguras espessas e comprimentos maiores, com o passar os anos, podem apresentar frestas entre as tábuas e o chamado “encanoamento” do piso. “Nestes casos, cabe o lixamento para emparelhar superfície, a calafetação nestes vãos entre as réguas e o envernizamento do piso”, comenta Josias.

Para os decks de madeira, também é realizado o lixamento da área para a extração do acabamento anterior e aplicado o verniz Stain UV, que possui proteção contra os raios ultravioletas, dificultando a penetração de sujeita nos poros da madeira prevenindo, inclusive, a abertura de rachaduras.

Se comparado com outros pisos, como vinílicos, a madeira apresenta a característica de acabamento atemporal e longevidade. No caso dos vinílicos, esse tipo de piso quando desgasta não é passível de restauração e em caso de desgaste natural ou devido o tráfego intenso, é necessário a substituição parcial ou total da área afetada.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *