Dicas de conservação

Dicas para piso de madeira com aquecimento

Pela norma técnica, quando houver o desligamento do sistema de aquecimento no período da manhã, não devemos abrir portas e janelas no tempo de 2 a 3 horas, para que a temperatura do ambiente possa ser normalizada. Assim, não causamos o choque térmico no piso de madeira.

Dicas para melhor conservação do piso

Para maior praticidade na hora da limpeza, utilizar, em um balde de 5 litros, 100 ml de querosene ou varsol para desengraxar e desengordurar o piso. Após esta etapa, aplicar com pano bem seco um pouco de Veja Multiuso para perfumar o ambiente.

Dicas para proteger seu piso

A umidade é a maior inimiga do piso de madeira. Por isso, procure evitar que a umidade do banheiro e da cozinha atinja o piso. Em dias de chuva, fique atento a portas e janelas abertas por onde a agua possa entrar. Caso haja derramamento de qualquer líquido, providencie a secagem rápida, de modo a evitar infiltrações. Evite deixar vasos de plantas em contato direto com o piso, pois podem causar manchas. Proteja os pés de mesas, cadeiras e móveis com feltros.

Não arraste móveis e evite cadeiras giratórias diretamente no piso sem uma proteção adequada.

Não é aconselhável o uso de tapetes impermeáveis, pois eles impedem a “respiração” do piso de madeira. Ambientes com muita incidência solar devem ser protegidos por cortinas ou persianas para aumentar a durabilidade do piso.

Em residências, utilize tapetes nas portas de entrada para recolher a sujeira e possíveis partículas, principalmente as de areia retiradas nas solas dos sapatos, evitando assim, atrito com o piso.

Em caso de ambientes comerciais, recomendamos a instalação de tapetes tipo capacho, pois o trânsito de pessoas é maior e essa proteção costuma evitar que os resíduos entrem o ambiente.

A madeira maciça é um material nobre que transmite segurança, solidez e aconchego, além de proporcionar um belíssimo efeito a qualquer ambiente. Uma de suas maiores qualidades, porém, é a durabilidade: um piso de madeira pode ser para toda a vida. Isto é, só depende de uma instalação cuidadosa e uma manutenção correta.